Comunidade Providência de Maria

Rua Prof. Benedito Aparecido Tavares, 115, Jardim Flamboyant

foto 1 (1)

A comunidade propriamente dita, localizada no Jardim Flamboyant, nasceu do ideal do Cônego Carlos Augusto Gomes Malho, por volta de 1978/1979, com a compra de quatro terrenos, fruto da ação social e de campanhas de arrecadação de recursos financeiros, efetuadas por ele e pelo movimento de jovens Shalom. Os terrenos foram adquiridos e depois doados à comunidade.

Padre Carlos Malho chamava a obra de “Casa da Providência de Maria” e lá sonhava criar, além de local de oração, um centro comunitário de ideal social, com ambulatório, apartamentos, alimentação da população carente e outras coisas, no mais original sentido do termo CEB. Um trabalho extraordinário para aquela época.

Infelizmente, com a enfermidade do clérigo, o projeto teve que sofrer alterações e em outubro de 1980, iniciou-se a construção apenas da capela, com um grupo de moradores muito ativo, que logo concluiu a empreitada, através de campanhas e ações de solidariedade entre amigos. Poder-se-ia citar, além de Rosa Maria da Silva, que era membro do Movimento Shalom e é colaboradora da comunidade até os dias atuais, o morador Sr. Serafim Ferreira Alves, membro mais antigo da comunidade, além de muitos outros.

A inauguração da “Casa da Providência de Maria, Feita para Servir – Recanto de Paz da Comunidade Shalom” se deu em 30 de maio de 1981. Foi Cônego Carlos Augusto Gomes Malho, que estabilizado em sua saúde, celebrou a missa inaugural e abençoou o pequenino templo. A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi um presente da família de Rosa Maria da Silva.

A Cadeira do Celebrante foi um presente do cônego. Os Freis Franciscanos da Terceira Ordem Regular continuaram exercendo efetivo pastoreio desse rebanho, sempre concelebrando, ou celebrando na comunidade. A partir daí, seguiram-se Casamentos e Primeiras Eucaristias. Depois também a chegada da RCC, por volta de 1991. Nesta fase, um leigo bastante atuante foi o Senhor Lino Sérgio dos Santos, que foi gerente da Caixa Federal. A Pastoral da Criança é outro destaque dessa comunidade/capela, que também foi revitalizada por Padre Carlos Alberto Rodrigues Jorge, como primeiro projeto efetuado com recursos oriundos de Dízimo Paroquial.

A inauguração das salas de catequese, banheiros modernos e cozinha ampla aconteceu em 24 de agosto de 2008.

Go to Top