Pastoral Familiar

Logo Pastoral Familiar

 

O que é Pastoral Familiar?

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. A pastoral se divide em três setores, sendo Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e Casos Especiais.

 

Setor Pré-Matrimonial:

ENFIR (Encontro de Namorados Firmes) – O ENFIR é um encontro de namorados firmes que se realiza na comunidade, onde se discute temas de relacionamento e a importância do namoro junto de Cristo. No decorrer do encontro, são abordados vários temas importantes para o casal já os estruturando para receber o sacramento do matrimonio. O ENFIR acontece uma vez no ano em nossa paróquia.

Equipe de preparação de Noivos (Preparação dos noivos que irão receber o sacramento do matrimonio) – O objetivo da preparação dos noivos para o Sacramento do Matrimonio é a preparação do casal para uma vida conjugal, mostrando a eles a importância de uma família bem estruturada, com os princípios do plano Deus. O curso acontece duas vezes no ano em nossa paróquia.

Equipe de Celebração – Preparam os noivos para receber o sacramento do Matrimonio junto à igreja, auxiliando a celebração matrimonial, realizando ensaios com noivos, pais e pajens, na semana que antecede a cerimônia e no dia do casamento, para dar todo suporte necessário aos noivos, pais, convidados e ao pároco que estiver presidindo a cerimônia.

 

Setor Pós-Matrimonial:

Equipe de Visitação – Visitam os casais que pertencem à nossa paróquia e/ou comunidade fazendo um momento de oração junto com o casal, parabenizando-os pelo seu aniversário de matrimonio e oferecendo ajuda e formação contínua para vida conjugal, familiar e comunitária. As visitas acontecem sempre no mês de aniversário do matrimonio do casal visitado.

Equipe de Batismo – A equipe orienta os pais e padrinhos para o batismo, ministrando o curso de preparação, onde se demonstra a importância desse sacramento, fazendo com que os que convivem com a criança deem o exemplo da vida cristã. No dia do batizado, é dado todo o suporte necessário aos pais, padrinhos e ao pároco.

 

Setor Casos Especiais

Encontro de casais com Jesus, o bom Pastor – Esse encontro acontece uma vez no ano em nível de diocese. Todos os casais de segunda união podem participar. São consideradas famílias em situações especiais os casos de matrimônio misto, matrimônio canônico precedido de divórcio civil e os os sem-família. Esse encontro acontece na cidade de Amparo para toda diocese. Tem como objetivo acolher a todos, incentivar a participação na vida da Igreja e ter um acompanhamento conforme cada situação.

 

Casal Coordenador da Pastoral Familiar São Joaquim e Santana: Júlio e Suzi

 

Go to Top